Edifício Metrópolis - SGAS 607 Conjunto B, Sala 201 Asa Sul, Brasília - DF
Edifício Metrópolis - SGAS 607 Conjunto B, Sala 201 Asa Sul, Brasília - DF
Responsabilidade ambiental é uma pauta importante que está sempre permeando as esquinas de qualquer lugar. Você sabe por quê? É simples: responsabilidade ambiental é um tema que envolve todos nós! Conforme os anos vão passando, o processo evolutivo do mundo nos permite compreender como a presença humana impacta o meio ambiente.
Mas você sabe o que é a responsabilidade ambiental? A importância do nosso papel para o meio em que estamos inseridos? O que as empresas que você conhece fazem para ajudar? Pensando nisso, a Villas Boas preparou esse artigo especial para você entender melhor o seu papel no mundo.
E as mudanças que podemos fazer para tornar nossa casa um lugar melhor para o presente e, mais ainda, para o futuro.
Continue a leitura com a gente!
Quando as primeiras imagens da Terra vista do espaço chegaram a mãos humanas, em meados do século XX, ficou claro que ela não era o centro do universo, e sim parte de um todo; reduzida a uma esfera pequena comandada muito mais por um conjunto de oceanos, vegetação e solos do que pela ação do homem.
Isso também quer dizer que a Terra pode ser vista como um organismo que depende da saúde e fortalecimento de todas as suas partes para continuar funcionando inteiramente.
Como citamos no começo deste artigo, o passar dos anos, aliado ao processo evolutivo, promove, também, o crescimento acelerado da população que traz a percepção dos seus impactos e, mais ainda, as demandas por recursos naturais que atendam às necessidades de cada um.
Ou seja: os recursos se tornam mais limitados perante a voracidade humana.
É diante deste cenário que ficam cada vez mais evidentes e impossíveis de ignorar os problemas como a poluição, contaminação ambiental e a escassez de recursos naturais. Afinal, é só encararmos que tudo é causa e efeito; as ações do homem sobre o planeta estão sempre recaindo sobre ele mesmo.
Atualmente, os problemas ambientais fazem parte do cotidiano. E todos são responsáveis pelo impacto ambiental, bem como sua preservação: governos, empresas e cada um de nós.
Mas o que podemos fazer para ajudar? Tudo começa com a responsabilidade ambiental!
Em linhas gerais, a responsabilidade ambiental é o conjunto de ações que busca formas de direcionar o desenvolvimento sustentável do planeta. Todo esse movimento também engloba o cuidado com o meio ambiente e o crescimento socioeconômico, visando, também, estar atento às possíveis necessidades das futuras gerações.
Há inúmeros benefícios quando falamos sobre a responsabilidade ambiental que fazem jus à sua importância, como a diminuição no consumo e desperdício de recursos, a redução da poluição que nos leva a uma redução dos danos à saúde e ao meio ambiente, além da educação socioambiental.
Por mais que pareça simples, na prática, a responsabilidade ambiental requer atenção e disciplina, e ela vai muito além de separar o lixo. Você sabia, por exemplo, que as empresas também podem adotar práticas sustentáveis? Vamos ver alguns deles a seguir!
É muito comum que a ideia de responsabilidade ambiental passe despercebida na correria do dia a dia, mas é importante termos cada vez mais consciência de como nossas ações podem afetar não apenas o presente, como as gerações que estão por vir.
A Villas Boas separou as principais e mais conhecidas práticas que você pode adotar enquanto indivíduo:
Sem falar que uma prática excelente, apesar de ainda ter seus desafios, é tentar usar menos carros particulares, apostando em transporte público para diminuir a poluição.
A responsabilidade ambiental não pode ficar presa no escopo individual, tem que ser uma atenção da sociedade como um todo, o que inclui, também, a responsabilidade socioambiental das empresas.
A Villas Boas separou as principais e mais conhecidas práticas que as empresas podem adotar para ajudar na preservação do nosso planeta:
E, claro, um dos fatores benéficos para o meio ambiente é a produção de produtos e serviços com o mínimo de degradação possível da natureza, ou seja, com materiais biodegradáveis, por exemplo.
Não podíamos falar de responsabilidade ambiental sem mencionar o quanto nós da Villas Boas Incorporações somos engajados com a preservação do meio ambiente, certo? Você sabia que criamos a Reserva Ecológica Pontal do Jaburu?
Há 20 anos, a instituição obteve uma área de mais de 5 mil hectares de mata virgem permeada por inúmeros igarapés na confluência dos Rios Araguaia e Crixás e transformando-a em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), sendo mantida exclusivamente com recursos próprios.
A ideia da reserva é manter animais como onças-pintadas, tucanos, jaburus e centenas de outras espécies de animais e plantas preservados da ação predatória do homem.
A Reserva Ecológica está situada no pontão de terra entre dois rios, o que faz com que o local seja composto por uma vegetação rica e típica de ambientes inundáveis, com inúmeros lagos que se constituem em um verdadeiro berçário de manutenção da biodiversidade regional.
A Reserva Ecológica Pontal do Jaburu nada mais é do que uma dádiva perpétua para a humanidade. Saiba mais clicando aqui!
Gostou do nosso texto? Deu para entender a importância da responsabilidade ambiental e o papel que você pode exercer na preservação do nosso meio para os dias de hoje e para as futuras gerações?
Nós da Villas Boas estamos engajados no compromisso com o futuro. E você?